Sígnífícado do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Muito venerado no oriente desde tempos imemoriais, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está entre as mais expressivas invocações a Maria, Mãe de Deus!

     O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro carrega muitas curiosidades – Ícone de estilo bizantino. Andrea Ritzos, pintor grego do século XV, realizou as mais belas pinturas neste tema e por esta razão muitos atribuem a ele este tipo iconográfico.
 Na Imagem Maria em posição frontal, num braço porta Jesus que abençoa, e com o outro, aponta para quem olha para o quadro, aludindo no gesto á frase “é ele o caminho”.
Os Anjos Gabriel e Miguel, na parte superior, de um lado e do outro de Maria, apresentam os instrumento da paixão.  Um dos arcanjos segura  a cruz e o outro a lança e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre. (Jo 19,29)   Algumas  interpretações  indicam que ao ver estes instrumentos o Menino, se assusta e agarra-se á mãe, enquanto uma sandália lhe cai do pé.
Sobre as figuras no retrato, estão algumas letras gregas. As letras “IC XC” são a abreviatura do nome “Jesus Cristo” e “MP ØY” são a abreviatura de “Mãe de Deus”. As letras que estão abaixo dos arcanjos correspondem à abreviatura de seus nomes.