quarta-feira, 22 de junho de 2011

Corpus Christi, é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

   Após a solenidade da Santíssima Trindade, na quinta- feira a Igreja celebra a festa de Corpus Christi, expressão latina que quer dizer Corpo de Cristo. Toda esta motivação litúrgica para a festa é o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar.
  Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós. Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue. É compromisso nosso levar esta Boa Nova para todos. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
   Na solenidade de Corpus Christi estão presentes outros fatores que justificam sua existência no calendário litúrgico anual. Em primeiro lugar, no Tríduo Pascal não é possível uma celebração festiva e alegre da Eucaristia. Em segundo lugar, a festa de Corpus Christi quer ser uma manifestação pública de fé na Eucaristia. Por isso o costume geral de fazer a procissão pelas ruas. Estando também presente o dado afetivo da devoção Eucarística. Quando celebramos este mistério estamos sendo obedientes a palavra de Jesus que diz: fazei isto em memória de mim”.
  Por essa razão Vivamos intensamente a alegria de poder participar do Corpo e Sangue de Cristo que se fazem presentes na Eucaristia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário