quinta-feira, 29 de setembro de 2011

24ª Semana Bíblica


  Nossa paróquia realizou a sua 24ª Semana Bíblica entre os dias 19 a 23 de Setembro, mês dedicado a Bíblia. Foram 12 grupos de reflexão, muito bem preparados por Selma Rocha e Sebastião Eleutério, divididos em todas as comunidades que compõem a paróquia reunindo centenas de paroquianos para o estudo e reflexão do texto Bíblico  do Livro do Êxodo nos seus capítulos de 15 a 18 como foi proposto pela CNBB com o Tema Travessia: passo a passo o caminho se faz. E o lema: “Aproximai-vos do Senhor” (Ex 16,9). O encerramento desta memorável semana de momento intenso de evangelização paroquial se deu no ultimo domingo dia 25 de setembro, dia da Bíblia com a Celebração Eucarística na capela Nossa Senhora de Fátima, Retiro, presidida pelo Pe. José Carlos organizada e animada pelo Grupo da Escola Bíblica paroquial.









quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Navegando no Tempo e nas Letras


    Um livro age como um quadro apresenta uma pintura da realidade para a posteridade. O quadro de um grupo de pessoas com interesses comuns. Algo divino se expressa quando, duas, três ou mais pessoas se reúnem regulamente em nome da convivência e da fraternidade. A arte de viver significa conviver, aflora nesses momentos.  Um livro eterniza esse momentos. As gerações futuras lerão em suas páginas este espírito de convivência.
                                                                                              José Ribeiro Geny
 Foi com estas palavras que o grupo de Convivência da Melhor Idade que atua  no bairro a  mais de dez anos fez a apresentação em  seu livro Navegando no Tempo e nas Letras. O livro conta uma pequena história de vida de cada participante do grupo. A festa de lançamento do livro aconteceu no dia 17 de Setembro na Escola Olinda de Paula Magalhães. Estiveram presentes no lançamento os familiares,Padres,  patrocinadores e colaboradores  deste belo livro.   






segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bíblía, Revelação de Deus á Humanidade

 

Setembro é o mês da Bíblia, por isso, nos cabe neste artigo uma reflexão sobre este assunto, tão importante e presente no dia-a-dia dos cristãos.
A origem da palavra vem do grego “biblos”, que era a casca de um papiro usado no século XI a.C., onde eram feitas as anotações antigamente e significa “coleção de livros”.
A Bíblia é formada por livros sagrados, e estão divididos em Antigo Testamento e Novo Testamento, onde a palavra testamento significa “aliança”, dizendo da aliança de Deus com seu povo. No Antigo Testamento encontramos a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos. Este é um verdadeiro tesouro, pois é uma das fontes mais importantes que temos para o conhecimento do passado. Já o Novo Testamento traz uma mensagem a toda a humanidade e não uma mensagem restrita a um povo como o Antigo Testamento.
A facilidade com que podemos hoje ter a Bíblia em mãos foi um processo longo. Os escritos foram sendo reproduzidos e iniciou-se a prática de ler em voz alta nas reuniões, facilitando a assimilação pelo povo dos ensinamentos e o reconhecimento da história de Jesus.
Santo Agostinho nos ajuda a ver a correlação que há entre os dois Testamentos: "O Novo Testamento acha-se velado no Antigo Testamento e o Antigo, revelado no Novo". Sem dúvida alguma, a Bíblia é o livro de maior influência na história da humanidade, serve para o homem compreender sua história e o plano do Criador para com suas criaturas. Muitas vezes nós não entendemos o grande valor dessa obra e tudo o que ela representa, e por isso nos enveredamos por caminhos distintos daqueles pedidos por Deus. Mas essas doutrinas diferentes não são sustentadas por muito tempo, porque não possuem seu alicerce na Verdade.
Portanto, fica nosso convite: ler, interpretar e praticar os ensinamentos deixados por Deus para nós, para que assim possamos buscar um coração puro e divino semelhante ao de Jesus.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Palavra do Pároco



   Setembro é primavera, mês das flores, do colorido... Sinônimo de renovação, alegria, esperança e vida... É o mês da BÍBLIA...
  Tempo de florescer como gente, se deixar iluminar pela beleza da  criação e deixar brotar um obrigado a Deus pela vida nova de cada dia.
  Tempo de saborear a palavra de Deus. Tirar a Sagrada Escritura da estante e colocar no coração, saboreando cada palavra como a voz de Deus que nos sustenta e enche de esperança. Palavra que congrega e ensina a viver...
   A BÍBLIA SAGRADA É A REVELAÇÃO DE DEUS À HUMANIDADE. Na Bíblia temos a história da Salvação, desde a criação do mundo, feita por Deus até a plenitude das profecias realizadas em Jesus. Podemos tomá-la como uma "grande carta" enviada por Deus a todos nós, com seu Plano de Amor.
   Tome o firme proposto de neste mês, mais do que nos outros, rezar a Sagrada Escritura com atenção de discípulo. Com o firme propósito de escutar e responder, sem impor condições e disposto a levar até o fim seus propósitos. Para isso, peça as luzes do Espírito Santo e deixe Deus falar ao seu coração. Não queira entender tudo como um exegeta (estudioso da Bíblia), mas sim como quem bebe na fonte, na fé que a nascente é boa. Se a sua Bíblia não é de uma editora católica não se preocupe, pois é Palavra de Deus.
    A diferença é que a Bíblia Protestante possui sete livros a menos do que a Bíblia Católica. Esses livros são os seguintes: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Eclesiástico, Sabedoria e Baruc. A Bíblia Protestante também não contém as seguintes citações do Antigo Testamento: Dn 13-14 ; Est 10,4-16,24.
    A palavra de Deus só pode entrar nos seres despojados. Tirar as sandálias. Reconhece suas fraquezas, e confia na misericórdia de Deus. A palavra é recebida por aqueles que pedem e esperam. “Senhor, Tu és meu Deus, há muito que Te procuro com grande ansiedade. Como a terra seca do sertão à espera da chuva, todo o meu ser anseia por Ti”. (Sl. 62).
 “Senhor, Tu és meu Deus, há muito que Te procuro com grande ansiedade. Como a terra seca do sertão à espera da chuva, todo o meu ser anseia por Ti”. (Sl. 62).

Retiro e Formação dos Ministros Extraordinários da Eucaristia



   No dia 28 de Agosto aconteceu em nossa paróquia no Seminário da Floresta o Retiro e Formação para os Ministros Extraordinários da Eucaristia- Mece, pois e necessário e valioso  para quem exerce este compromisso tão importante na igreja, serve para motivar e espiritualizar. Dando-os mais forças elevando o Espírito, tendo mais conhecimento de Deus para assim servir melhor o seu ministério e aos irmãos. Sendo também uma oportunidade de troca de experiência.
  A formação começou com a oração inicial conduzida pelos ministros da comunidade Nossa Senhora da Glória, logo após foram proferidas  palestras conduzidas pelo Pároco Pe. José Wilker e irmã Regina que falaram sobre Espiritualidade, atribuições, atuação e conduta.  O momento com a palavra de Deus levou a todos a um deserto para uma profunda reflexão sobre si mesmo e a presença de Jesus em sua vida. Em seguida foi feita uma partilha sobre tudo que ocorrerá durante todo o dia.
  Este grande dia foi finalizado com a Celebração Eucarística na comunidade de São Sebastião presidida pelo Pároco Pe. José Wilker que no final agradeceu pela  presença e disponibilidade  de todos os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da paróquia.

“Tudo o que podeis dizer ou fazer, fazei-o em meu nome do Senhor Jesus, dando graças por Ele, a Deus Pai”  (Cl 3,17)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Desperta Jovem





Tema: Nossa luta não é contra o Sangue nem a Carne mas contra  os Espírito do Mal.

 

  O Segundo Desperta Jovem, organizado pelo,Grupo de Oração Promessas e o apoio da paróquia. Aconteceu no dia 28 de agosto na Escola Municipal Menelick de Carvalho, com pregações ministradas por Erison que falou sobre drogas, Roberto fé e conversão e Antonio amor de Deus. Foi um grande encontro marcado por orações, louvores, dinâmicas, teatro, dança,reflexões,aprendizado e divertimento.  
 Encerrando com a Missa presidida pelo Pároco Pe. José Wilker tendo a participação da irmã Regina.  Segundo os próprios  encontritas todos  saíram cheias do amor de Deus e inundados pelo Espírito Santo.
A mensagem deixada foi: devemos acordar pois o dia do Senhor está próximo.
Desperta-nos Senhor Jesus!!














sábado, 10 de setembro de 2011

Semana Nacional da Família


   Em Nossa Paróquia, os encontros da Semana Nacional da Família encerraram-se com a Celebração Eucarística no dia 21 de agosto, na capela Nossa Senhora de Fátima (Retiro), presidida pelo Pároco  Pe. José Wilker, organizada e animada pela Pastoral Familiar. Culminando com a benção especial para as famílias. 
 Os Encontros ficaram sob a responsabilidade dos Setores Missionários, Grupos de Reflexão e da Pastoral Familiar, que com grande alegria partilharam e refletiram o tema central “Família Pessoa e Sociedade”, dentro do Subsidio “Hora da Família” e tendo como modelo a Sagrada Família de Nazaré e contou com grande participação dos paroquianos.                                                                                                                                                                                                              
  
                     






 Rezemos a Deus para que toda família brasileira seja reflexo da Sagrada Família de Nazaré!
                                                                                                                                                                                                                                     Dom Orlando Brandes

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Semana Catequética





  A 4ª semana catequética foi realizada entre os dias 15 a 20 de Agosto nas paróquias que compõem a forania Mãe de Deus a qual nossa paróquia  pertence. Um especial tempo de graça e momento privilegiado de formação  impulsionando para novos e significativos passos. Todos os dias aconteceram palestras cada dia em uma respectiva paróquia. A abertura aconteceu em nossa paróquia, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com o tema: 2011 Ano Internacional do Afro-descendente, tendo como palestrante, Helena do AXÉ Criança. 
  E assim seguindo nas demais paróquias, Santo Antonio do Paraibana, Ecologia e Vida, palestrante, Pedro Ribeiro. Nossa Senhora Mãe de Deus, Relações Humanas e Mundo Digital, palestrante, Padre Expedito. Santana, A caminhada do povo de Deus, palestrante, Lucia Soranço. Nossa Senhora da Conceição, Violência e cultura da Paz, palestrante Marcelo Medeiros Russo.
 Concluindo a Semana foi realizada a Celebração afro em comemoração ao "Ano Internacional do Afro-descendente", presidida pelo Padre José Domínio na igreja Nossa Senhora de Fátima, Vila Olavo Costa.







 
   

Louvores a Nossa Senhora da Glória

     Os devotos da comunidade de Floresta juntamente com toda á paróquia celebraram sua padroeira, Nossa Senhora da Glória no dia 15 de Agosto. Sendo a mesma festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora, em que a igreja celebra a glorificação de Maria coroada como rainha do céu e da terra. 
   A festa começou com a procissão saindo do Centro Comunitário São José percorrendo as ruas adjacentes do bairro em direção a capela de Nossa Senhora da Glória. A Missa foi presidida pelo pároco Pe. José Wilker, e  animada por Silvério e comunidade.  
  A festa foi precedida pelo novenário que em cada noite teve a participação das comunidades co-irmãs, de uma pastoral ou movimento ajudando com as reflexão que salientou a fé de Maria como “serva fiel” e Missionária do Reino.






Agradecendo ao Pai, com a oração da Mãe, Maria!



     Nossa paróquia celebrou no dia 14 de Agosto, a Missa em homenagem ao dia dos  pais em todas as suas capelas, mas na capela São Sebastião, a Celebração Eucarística Ficou sob a coordenação do Grupo do Terço dos Homens.
   Que iniciaram com um momento Mariano rezando a oração do Santo terço. Logo após deu se inicio a Missa presidida pelo pároco Pe. José Wilker, organizada e conduzida pelo Grupo do Terço.  Ao final houve linda homenagem aos pais.  E em comunhão fraterna, juntamente com todos os fieis presentes o Grupo do Terço dos Homens agradeceram a Deus pelo dom da vida e o dom de ser pai.